Plantas de interior que filtram o ar

Decidi partilhar esta descoberta convosco porque achei mesmo muito interessante, espero que também achem.

A NASA, a agência espacial americana com o objetivo de descobrir que plantas devia enviar para uma espação espacial  fez um estudo de dois anos com o nome Interior Landscape Plants for interior air pollution abatement, sobre as plantas que melhor filtram o ar.
O estudo está mesmo no site da Nasa, imprimi e estive a lê-lo e andei á procura das plantas pelo o nome que indicaram e fiquei contente por ver que até são fáceis de arranjar em Portugal e algumas bem conhecidas, acessíveis e melhor nada caras!
Estes estudo é de facto importante pois como a poluição interior também existe e relaciona-se com os móveis e produtos de limpeza que utilizamos bem como com os ar condicionados e as condutas de ventilação.
Estas plantas identificadas pela NASA para além de produzem oxigénio do Co2 também absorvem o que a Nasa considera os piores quimicos que podemos ter dentro de casa:

–  o benzeno, presente nas borrachas, gasolina, tintas, fumo de tabaco e detergentes é cancerisno e causa dores de cabeça e tonturas – já pensaram que por vezes podem ter dores de cabeça e pode ser pela presença de algo de borracha que está a libertar benzeno?!
– o formaldeido, quimico, segundo os testes da Nasa, encontrado em todas as casas, na espuma de enchimento, toalhitas de papel, contaplacado provoca irritação nos olhos, garganta, eritemas na pele sendo considerado uma das causa da asma.
tricoroetileno é utilizado em metal, detergentes desengurdorantes, adesivos, vernizes e limpeza a seco, provoca dores de cabeça, problemas renais, é cancerisno.

Ou seja, a cozinha, sala e mesmo os quartos ganham em ter pelo menos uma destas plantas.
Segue a lista da NASA, que podem imprimir e levar convosco caso saiam para comprar umas plantas :-), optei por colocar o nome original em latim pois geralmente é assim que está identificado nos hortos, espero que gostem, para imprimir basta clicar aqui.

Nota importante, a Nasa diz que para se ter um ambiente limpo deve existir pelo menos uma planta por cada 100 m2, a minha casa tem menos que isso pelo que uma plantinha parece que é suficiente 🙂

Seguem algumas imagens para verem como são comuns (uma dela é o Bambu).

Chamaedorea Seifrizii

Chamaedorea Seifrizii

Chlorophytum Comosum

Chlorophytum Comosum

Também acharam interessante este estudo? ou sou eu que sou picuinhas?  🙂

2 thoughts on “Plantas de interior que filtram o ar

  1. Bom dia,

    Eu tenho um “lírio da paz” na minha marquise e a minha questão é, será que a flor na marquise consegue abranger o ar da minha casa? é que dentro de casa ela murcha e não cresce como deve.

    Obrigada =) excelente artigo

    • Olá Susana, segundo este estudo da Nasa cada planta abrange 100 m2 por isso se a casa tiver menos ou isto deve chegar, agora se for maior talvez seja preciso colocar outra planta noutra ponta da casa :-). Também achei muito interessante o estudo 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s