Hoje escrevo este post porque ontem quando estava a levar o meu filho ao infantário, à minha frente ia um pai com o filho que devia ter uns 11 anos, o filho estava a comer qualquer coisa e no fim deu o guardanapo sujo ao pai, este virou-se para o lado e atirou o papel para o chão.
Porque o meu filho tinha acabado de presenciar este exemplo chamei o senhor e disse-lhe “acho que deixou cair um papel” ele olhou para mim e disse : “ah, não tem mal é lixo” eu fiquei boquiaberta e expliquei o melhor que se consegue a uma criança de 4 anos que não se deita lixo para o chão, o lixo colocamos nos caixotes do lixo.
Lembro-me na minha infância de ser comum ir na estrada e ver-se os automobilistas a abrir a janela do carro e atirar lixo para a rua, lembram-se?
No entanto a nossa geração (entre os 25 e 45) teve uma lavagem de civismo e de facto já há alguns anos que não via este comportamento que acima de tudo é anti civico porque aquele pai estava a sujar uma rua que também é minha e do meu filho, hoje acho que para não deitar lixo ao chão o acumulamos no carro 🙂 mas muito civicamente nunca o deitamos para o chão, e isso é bom.
A geração dos nossos filhos também acho que vai ser melhor que a nossa, agora desde cedo na creche separam o lixo, falam da importância de preservar a natureza e acredito que muito mais facilmente vão ter comportamentos cívicos.
Também acham?