Dermatite atópica e Dermatite da Fralda o que são?

A alergia é um dos temas que mais preocupa os pais, pois é durante a infância que muitas se manifestam. As alergias aparecem quando o sistema imunológico reage de forma descontrolada e inadequada, contra substâncias que na maioria das vezes não necessitam de defesa, como por exemplo pêlos de gato ou pólens. Felizmente isto só acontece no contacto com substâncias particulares e não com tudo o que interagimos. Entre as alergias mais comuns estão a dermatite atópica e a dermatite de fraldas. Por serem parecidas com tantas outras doenças, e alergias os pais, muitas vezes, tratam seus filhos com remédios caseiros, pomadas indicadas por amigos, causando, assim, um atraso no tratamento e mais desconforto para o bebê. Isso é errado. Devemos sempre consultar o médico de forma a garantir que o tratamento correto é aplicado.

O que é a dermatite atópica?
Esta doença de pele com origem hereditária não é contagiosa e é também conhecida como eczema atópico ou infantil. A dermatite atópica é provocada por um distúrbio do sistema imunológico e ocorre dependendo do ambiente em que a criança vive.  Bebês predispostos, que vivem em ambientes abafados, transpiram muito, acabam se coçando mais e podem, assim, iniciar uma crise. Fatores como fungos, alimentos e até desequilíbrios emocionais podem dar início às coceiras características da doença. A poeira e banhos prolongados com água muito quente, também podem desencadear a dermatite. O mais comum são estes sintomas apenas aparecerem depois dos bebês serem alimentados exclusivamente a leite materno pois este tem anticorpos que podem defender os nenês amamentados contra a infecção. Os primeiros fatores desencadeantes do eczema infantil mais comuns são os alimentos introduzidos na dieta da criança e ainda outros aeroalérgenos, tais como poeira, mofo, ácaros, tempo seco e quente, agentes irritantes, como poluição, fumaça de cigarro e infecções, além de alguns medicamentos.

Como identificar a dermatite atópica?
A dermatite atópica  pode causar erupções, manchas e intensa coceira, interferindo na qualidade de vida das crianças que, por consequência, se tornam irritadiças, com comprometimento do sono  e até mesmo da alimentação. Os bebês que apresentam na pele bolinhas, vermelhidão, ressecamento, coceira nas bochechas, nos braços e nas pernas e ainda secreções nos machucados podem ser portadores dessa doença.

O meu bebê tem esse problema e agora?
Existem muitos tipos de alergias por isso é muito importante consultar um médico para ter um diagnóstico correto. Para ajudar a combater esse problema, dê pelo menos um banho por dia na criança, se possível sempre com água morna; evite o excesso de sabonetes com fragrâncias e o uso de sabão em pó e amaciante nas roupas, incluindo as de cama e banho. Se suspeita que o seu bebê possa sofrer de alergia evite colocar em contato com a pele o máximo de químicos possível, nos cremes e nos sabões e opte por utilizar apenas produtos de cosmética biológica, prevenindo assim agravar qualquer irritação e desconforto. As roupinhas de cama, banho e as roupinhas interiores devem ser lavadas com sabão neutro o mais livre de químicos possível, livre de fragrância, recomendamos o Rockin Green.

A dermatite de fraldas é causada por uma alergia?
Não, a dermatite de fraldas não é causada por alergia. Na alergia da fralda não é uma alergia à própria fralda. Tem esta designação porque o bumbum fica irritado e avermelhado no local coberto pelas fraldas. As fraldas descartáveis possuem um gel superabsorvente no seu interior que ao absorver rapidamente o xixi absorve também a umidade natural da pele do bebê, e por isso necessitamos colocar creme barreira (ou creme de muda da fralda), para termos uma barreira de creme que protege a pele do bebê da fralda descartável. Para além de secar e desproteger a pele do bebê, o uso da fralda descartável aumenta também a temperatura e a umidade local, pois são em plástico e papel e não permitem a livre circulação de ar, o que provoca a maceração da pele, que se torna mais suscetível à irritação ocasionada pelo contato da urina e das fezes com a mesma na região coberta pelas fraldas.

Como tratar a dermatite das fraldas?
A dermatite das fraldas é muito comum nos bebês que usam fralda descartável. Para evitar a dermatite das fraldas deveremos utilizar fraldas de pano modernas, com tecido stay dry evitando o contado direto com o xixi do bebê e com a umidade da fralda, deixando o bumbum do seu bebê sequinho. Como são em tecido e não em plástico e papel as fraldas de pano modernas vão deixar a pele do seu bebê respirar e evitam “o efeito estufa” que pode desencadear a “alergia”. Friccionar a pele no momento da limpeza e o uso de lenços umedecidos devem ser evitados, para não alterar a composição normal da pele, levando ao início das assaduras. Recomendamos que apenas utilizem lencinhos de reutilizáveis de pano, umedecidos apenas em água morna.

Como prevenir a dermatite das fraldas?
Como já dissemos a utilização de fraldas de pano com tecido interior em staydry ajuda a afastar a umidade e o contato direto com a acidez da urina, e como são hipoalergênicas, ajudam a diminuir a incidência de dermatites e assaduras. Se o seu bebê usa fraldas de pano modernas você já sabe que quase nem vai colocar creme, o que permite que a pele do bebê regenere e permaneça saudável. As trocas das fraldas devem ser ainda mais frequentes se o seu bebê tem dermatite para ajudar a sarar mais rápido. Nesse caso recomendamos a utilização da Piriuki Night com tecido interior em carvão de bambú ajuda a sarar a pele, e como os microporos do tecido são ainda maiores mantêm a pele do bebê e a fralda ainda mais arejada. Manter a pele limpa e seca, especialmente nas dobras e sulcos, e deixar a pele do bebê exposta ao ar fresco sempre que possível são algumas maneiras de prevenir a dermatite de fraldas.

troca-de-fraldas

One thought on “Dermatite atópica e Dermatite da Fralda o que são?

  1. Aw, this was an extremely good post. Taking a few minutes and actual effort to
    create a really good article… but what can I say… I hesitate a whole lot and never manage to get anything done.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s